Tutorial Especial de como inserir sons nos chars
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Tutorial Especial de como inserir sons nos chars
Inserir som em chars é simples se o programa for o Fighter Factory, no entanto requer alguns procedimentos que demandam atenção:
1º: INSERINDO SOM NO CHAR:
-> O que define o universo dos sons dos chars, é a extensão .snd conforme abaixo:
-> Na hora de abrir no fighter factory, vá na parte de sons (estará bem claro de como chegar lá) e lá estará definida a seguinte distribuição:
Grupo e som é só um modo de organização que identifica o som no momento da programação deste som. Não basta cadastrar o som neste meio e ele aparecerá onde você deseja. Pense no som como sendo um funcionário, você o contrata E precisa colocá-lo em algum lugar na empresa. Aqui o mesmo, você usa esta tela para adquirir o som(ou trocar, excluir) e na tela de programação (.CNS) que eu mostrarei a seguir eu vou mostrar como colocar o som que já está no grupo de sons no lugar onde você deseja.
Mesmo depois de mostrado essa tela quem tiver dúvida nessa primeira parte postem A VONTADE!!! (já que eu não expliquei muito)
Mas meu objetivo é mostrar como colocar este som no lugar, e é muito simples. Ao exemplo anterior, quem tiver meu X saberá que esse GRUPO: 193 e o SOM: 0 trata-se do som de uma chama queimando (tipo nada a ver né, pq não peguei um som mais simples?) ai vem a pergunta, como que eu vou fazer para esse som aparecer na hora que eu quero???
E eu pergunto de volta, o que você quer????
2º CADASTRANDO O SOM
Supondo que originalmente você queira que assim que você desferir determinado comando, esse comando se concretizar, você quer que em determinado instante o char emita determinado som, a estrutura básica de um som será essa:
(não se assustem por favor!!!!)
[State 0, PlaySnd] (no state 0 igualem ao state do golpe)
type = PlaySnd (espressa que o tipo é o som do char)
trigger1 = (*)
value = S0,0 (é aonde você vai usar a identificação do grupo e som(mantenha o "S")
volume = 0 (coloquem sempre 255 pq eu to mandando!!!)
channel = -1 (esse é a preferencia do som para com outro som no mesmo golpe, detalhes só perguntar, mas não precisam mexer)
;lowpriority = -1 (todos os ítens precedidos de ";" significa que não será usado, como se não existisse)
freqmul = 1.0 (não precisa mexer)
loop = 0 (não precisa mexer)
pan = 0 (não precisa mexer)
;abspan =
;ignorehitpause =
;persistent =
* Essa parte do TRIGGER1 é muito importante e obrigatória o preenchimento, é aqui que você definirá o criterio ao qual você vai querer que o som apareca, por exemplo:
trigger1 = time = 0 (o mais recomendado, assim que o char for dar o golpe o som aparecerá, variantes como "= 1" "= 2", dirá que o som aparecerá depois de um e dois segundos (não sei se é segundos ou outra unidade de tempo do FF))...
trigger1 = animelem = 1 (vocês já sabem que para compor o movimento do char são sequencias de imagens, logo assim que aparecer a segunda imagem da sequencia de movimentos (a primeira é o "= 0") o som surgirá...
Essa estrutura básica será resultado de um duplo clique dado na parte lateral da listagem ao lado na parte de CNS, no entanto é pré requisito você saber identificar na programação aonde seu golpe se encontra, no caso abaixo eu peguei um golpe qualquer (os padrões variam):
Esse é o tiro verde do meu X (e o que vocês baixaram aqui), pode ver que o som dele apresenta menos informações do que a estrutura básica, e pra quem compreendeu o esquema entendeu qual a condição para o som aparecer e exatamente qual é o som que está estruturado de acordo com a primeira imagem:
Mas vamos fazer como a estrutura básica nesse mesmo lugar, ao lado terá a listagem de um monte de coisas, procure por "PlaySnd" e de dois cliques em cima da palavra, lembre-se de posicionar o texto para aparecer dentro desse campo onde está o golpe, aparecerá esse resultado:
E preencha deste modo para aparecer o som da primeira imagem
Os destaques ficaram péssimos, mas dá pra entender perfeitamente!!!
Não recomendo após dar certo continuar com esse som, mas é só para ver se funciona!!!
Duvidas irão surgir, não deixem de perguntar!!!!
É só para ampliar um pouco o conceito mesmo!!!!
1º: INSERINDO SOM NO CHAR:
-> O que define o universo dos sons dos chars, é a extensão .snd conforme abaixo:
-> Na hora de abrir no fighter factory, vá na parte de sons (estará bem claro de como chegar lá) e lá estará definida a seguinte distribuição:
Grupo e som é só um modo de organização que identifica o som no momento da programação deste som. Não basta cadastrar o som neste meio e ele aparecerá onde você deseja. Pense no som como sendo um funcionário, você o contrata E precisa colocá-lo em algum lugar na empresa. Aqui o mesmo, você usa esta tela para adquirir o som(ou trocar, excluir) e na tela de programação (.CNS) que eu mostrarei a seguir eu vou mostrar como colocar o som que já está no grupo de sons no lugar onde você deseja.
Mesmo depois de mostrado essa tela quem tiver dúvida nessa primeira parte postem A VONTADE!!! (já que eu não expliquei muito)
Mas meu objetivo é mostrar como colocar este som no lugar, e é muito simples. Ao exemplo anterior, quem tiver meu X saberá que esse GRUPO: 193 e o SOM: 0 trata-se do som de uma chama queimando (tipo nada a ver né, pq não peguei um som mais simples?) ai vem a pergunta, como que eu vou fazer para esse som aparecer na hora que eu quero???
E eu pergunto de volta, o que você quer????
2º CADASTRANDO O SOM
Supondo que originalmente você queira que assim que você desferir determinado comando, esse comando se concretizar, você quer que em determinado instante o char emita determinado som, a estrutura básica de um som será essa:
(não se assustem por favor!!!!)
[State 0, PlaySnd] (no state 0 igualem ao state do golpe)
type = PlaySnd (espressa que o tipo é o som do char)
trigger1 = (*)
value = S0,0 (é aonde você vai usar a identificação do grupo e som(mantenha o "S")
volume = 0 (coloquem sempre 255 pq eu to mandando!!!)
channel = -1 (esse é a preferencia do som para com outro som no mesmo golpe, detalhes só perguntar, mas não precisam mexer)
;lowpriority = -1 (todos os ítens precedidos de ";" significa que não será usado, como se não existisse)
freqmul = 1.0 (não precisa mexer)
loop = 0 (não precisa mexer)
pan = 0 (não precisa mexer)
;abspan =
;ignorehitpause =
;persistent =
* Essa parte do TRIGGER1 é muito importante e obrigatória o preenchimento, é aqui que você definirá o criterio ao qual você vai querer que o som apareca, por exemplo:
trigger1 = time = 0 (o mais recomendado, assim que o char for dar o golpe o som aparecerá, variantes como "= 1" "= 2", dirá que o som aparecerá depois de um e dois segundos (não sei se é segundos ou outra unidade de tempo do FF))...
trigger1 = animelem = 1 (vocês já sabem que para compor o movimento do char são sequencias de imagens, logo assim que aparecer a segunda imagem da sequencia de movimentos (a primeira é o "= 0") o som surgirá...
Essa estrutura básica será resultado de um duplo clique dado na parte lateral da listagem ao lado na parte de CNS, no entanto é pré requisito você saber identificar na programação aonde seu golpe se encontra, no caso abaixo eu peguei um golpe qualquer (os padrões variam):
Esse é o tiro verde do meu X (e o que vocês baixaram aqui), pode ver que o som dele apresenta menos informações do que a estrutura básica, e pra quem compreendeu o esquema entendeu qual a condição para o som aparecer e exatamente qual é o som que está estruturado de acordo com a primeira imagem:
Mas vamos fazer como a estrutura básica nesse mesmo lugar, ao lado terá a listagem de um monte de coisas, procure por "PlaySnd" e de dois cliques em cima da palavra, lembre-se de posicionar o texto para aparecer dentro desse campo onde está o golpe, aparecerá esse resultado:
E preencha deste modo para aparecer o som da primeira imagem
Os destaques ficaram péssimos, mas dá pra entender perfeitamente!!!
Não recomendo após dar certo continuar com esse som, mas é só para ver se funciona!!!
Duvidas irão surgir, não deixem de perguntar!!!!
É só para ampliar um pouco o conceito mesmo!!!!
Gustavo Carvalho- Mensagens : 746
Reputação : 9
Desde : 28/06/2011
Re: Tutorial Especial de como inserir sons nos chars
Valeu pelo tutorial (Entrei para esse forum a partir dele) LOL
vou aproveitar para levantar outros problemas que pude resolver com esse tutorial, e serve para outros detalhes que podem vir a ocorrer.
Quem estiver fazendo um char com uma base pre feita, tem que tomar um pouco de cuidado. tive um pouco de dificuldade para entender a colocação de sons, quando um tipo evento possui muitos, (vamos supor uma magia) quando tentei dar um som, tirava outro e deixava o indesejável sem que percebesse. até que notei que um som era para a colisão, um para o disparo, um para força (imagina um tenista quando dá aquele TAAAAHHH, quando dá a raquetada) e um de varição. (para que o fx não fique simetrico e montono dando umas pequenas variações de vez em quando.
até ai tudo bem, o problema foi me esquecer, que as vezes, um som é compartilhado com outra funções, ai o personagem dava grito até para pular. depois disso aprendi a criar um grupo para cada som. e arrumalos sem pressa para não dar nisso de novo. enfim, valeu, esse tuto resolveu as pendegas dos sons. XD
vou aproveitar para levantar outros problemas que pude resolver com esse tutorial, e serve para outros detalhes que podem vir a ocorrer.
Quem estiver fazendo um char com uma base pre feita, tem que tomar um pouco de cuidado. tive um pouco de dificuldade para entender a colocação de sons, quando um tipo evento possui muitos, (vamos supor uma magia) quando tentei dar um som, tirava outro e deixava o indesejável sem que percebesse. até que notei que um som era para a colisão, um para o disparo, um para força (imagina um tenista quando dá aquele TAAAAHHH, quando dá a raquetada) e um de varição. (para que o fx não fique simetrico e montono dando umas pequenas variações de vez em quando.
até ai tudo bem, o problema foi me esquecer, que as vezes, um som é compartilhado com outra funções, ai o personagem dava grito até para pular. depois disso aprendi a criar um grupo para cada som. e arrumalos sem pressa para não dar nisso de novo. enfim, valeu, esse tuto resolveu as pendegas dos sons. XD
Benhazard- Mensagens : 27
Reputação : 1
Desde : 25/05/2012
Re: Tutorial Especial de como inserir sons nos chars
Ow,
Disponha!!!
Que bom que ajudou!!!!
Vou fazer outros tutoriais especiais assim!!!!
Disponha!!!
Que bom que ajudou!!!!
Vou fazer outros tutoriais especiais assim!!!!
Gustavo Carvalho- Mensagens : 746
Reputação : 9
Desde : 28/06/2011
Re: Tutorial Especial de como inserir sons nos chars
Oi! Amigo vc pode me ajudar?
Quando eu coloco o nome no snd e execulto no mugem ´para ver se saiu o som
sair saio o som mais a paleta de cor vem com outra cor diferente se eu tirar o nome no snd a paleta fica normal mais não sai o som oq pode ser? ajuda ai por favor
Quando eu coloco o nome no snd e execulto no mugem ´para ver se saiu o som
sair saio o som mais a paleta de cor vem com outra cor diferente se eu tirar o nome no snd a paleta fica normal mais não sai o som oq pode ser? ajuda ai por favor
magneto- Mensagens : 1
Reputação : 0
Desde : 11/09/2012
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