Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários
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Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários
Bom, isso não é bem um tutorial, mas pode ser de boa utilidade. Alguns podem estar se perguntando: pra quê serve essa porra? Eis a resposta: vários stagemakers perdem horrores de tempo para acertar a largura do cenário, muitas vezes pelo chato e tedioso método da "tentativa e erro".
Usando essa tecnica que eu descobri, você pode fazer menos de 5 minutos o trabalho que poderia levar algumas horas
Sem mais delongas, o que vamos precisar para isso:
- Uma calculadora, de preferência a que vem junto com o Windows
- Noção básica de aritimética ueahuheau
É o seguinte: se por exemplo eu tenho uma imagem que eu quero usar como cenário, e ela mede 1080x240, você pode pensar: wow, vai dar um cenário bem grandin Mas assim a compreensão fica pouco mais facil
Agora eu dividirei em passos:
1º) Alinhar a imagem no editor de SFF, eu geralmente uso o ZCharCAD. A forma mais fácil e a que eu uso é a seguinte: como o stage tem 240 pixels de altura, eu deixo a escala Y no 0. Para a escala X, eu faço uma divisão por 2 do tamanho do stage ( 1080/2 = 540 ).
2º) Agora é no .def do cenário. Abra o arquivo .def do cenário que estiver fazendo e procure pelas linhas "boundleft" e "boundright". São esses 2 valores que definem a largura do cenário. Agora partimos para o raciocínio lógico: Se a largura mínima de um cenário é 320 pixels, vamos subtrair esse valor do tamanho da imagem em pixels ( 1080 - 320 = 760 ). O resultado obtido deve ser dividido por 2, afinal, a luta se inicia no meio e deve ser uma divisão igual ( 760/2 = 380 ). Esse último valor, 380, é a distância em pixels que os chars podem percorrerem a mais do que o normal, 320 pixels. Voltando ao "boundleft" e "boundright":
boundleft = -380
boundright = 380
Você deve estar se perguntando: por que o bondleft é negativo? A resposta: funciona como a escala X que vc aprendeu na escola, todos os valores a esquerda do 0 são negativos e todos a direita são positivos .
Usando essa tecnica que eu descobri, você pode fazer menos de 5 minutos o trabalho que poderia levar algumas horas
Sem mais delongas, o que vamos precisar para isso:
- Uma calculadora, de preferência a que vem junto com o Windows
- Noção básica de aritimética ueahuheau
É o seguinte: se por exemplo eu tenho uma imagem que eu quero usar como cenário, e ela mede 1080x240, você pode pensar: wow, vai dar um cenário bem grandin Mas assim a compreensão fica pouco mais facil
Agora eu dividirei em passos:
1º) Alinhar a imagem no editor de SFF, eu geralmente uso o ZCharCAD. A forma mais fácil e a que eu uso é a seguinte: como o stage tem 240 pixels de altura, eu deixo a escala Y no 0. Para a escala X, eu faço uma divisão por 2 do tamanho do stage ( 1080/2 = 540 ).
2º) Agora é no .def do cenário. Abra o arquivo .def do cenário que estiver fazendo e procure pelas linhas "boundleft" e "boundright". São esses 2 valores que definem a largura do cenário. Agora partimos para o raciocínio lógico: Se a largura mínima de um cenário é 320 pixels, vamos subtrair esse valor do tamanho da imagem em pixels ( 1080 - 320 = 760 ). O resultado obtido deve ser dividido por 2, afinal, a luta se inicia no meio e deve ser uma divisão igual ( 760/2 = 380 ). Esse último valor, 380, é a distância em pixels que os chars podem percorrerem a mais do que o normal, 320 pixels. Voltando ao "boundleft" e "boundright":
boundleft = -380
boundright = 380
Você deve estar se perguntando: por que o bondleft é negativo? A resposta: funciona como a escala X que vc aprendeu na escola, todos os valores a esquerda do 0 são negativos e todos a direita são positivos .
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