Mugen Full
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários

Ir para baixo

Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários Empty Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários

Mensagem por jhojho atirador Ter 24 Jul 2012, 2:05 pm

Bom, isso não é bem um tutorial, mas pode ser de boa utilidade. Alguns podem estar se perguntando: pra quê serve essa porra? Eis a resposta: vários stagemakers perdem horrores de tempo para acertar a largura do cenário, muitas vezes pelo chato e tedioso método da "tentativa e erro".

Usando essa tecnica que eu descobri, você pode fazer menos de 5 minutos o trabalho que poderia levar algumas horas
Sem mais delongas, o que vamos precisar para isso:

- Uma calculadora, de preferência a que vem junto com o Windows
- Noção básica de aritimética ueahuheau

É o seguinte: se por exemplo eu tenho uma imagem que eu quero usar como cenário, e ela mede 1080x240, você pode pensar: wow, vai dar um cenário bem grandin Mas assim a compreensão fica pouco mais facil

Agora eu dividirei em passos:

1º) Alinhar a imagem no editor de SFF, eu geralmente uso o ZCharCAD. A forma mais fácil e a que eu uso é a seguinte: como o stage tem 240 pixels de altura, eu deixo a escala Y no 0. Para a escala X, eu faço uma divisão por 2 do tamanho do stage ( 1080/2 = 540 ).

2º) Agora é no .def do cenário. Abra o arquivo .def do cenário que estiver fazendo e procure pelas linhas "boundleft" e "boundright". São esses 2 valores que definem a largura do cenário. Agora partimos para o raciocínio lógico: Se a largura mínima de um cenário é 320 pixels, vamos subtrair esse valor do tamanho da imagem em pixels ( 1080 - 320 = 760 ). O resultado obtido deve ser dividido por 2, afinal, a luta se inicia no meio e deve ser uma divisão igual ( 760/2 = 380 ). Esse último valor, 380, é a distância em pixels que os chars podem percorrerem a mais do que o normal, 320 pixels. Voltando ao "boundleft" e "boundright":

boundleft = -380
boundright = 380

Você deve estar se perguntando: por que o bondleft é negativo? A resposta: funciona como a escala X que vc aprendeu na escola, todos os valores a esquerda do 0 são negativos e todos a direita são positivos .
jhojho atirador
jhojho atirador

Mini Tutorial Sobre Largura De Cenários Membro12

Mensagens : 270
Reputação : 6

Localização : Belo Horizonte ,MG

Interesse Mugen Naruto

Desde : 28/02/2012

http://destroyersgamesbrasil.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos