O que é M.U.G.E.N?
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O que é M.U.G.E.N?
Bom, primeiramente, o que é o mugen? É uma engine de jogo de luta tipo Street Fighter, Mortal Kombat, onde se pode ir adcionando lutadores (characters, ou chars), cenários (stages), músicas, abertura (intro), barra de vida (life bars), screenpacks (pacote de intro, telas de seleção, versus, lifebars, etc. do mesmo estilo). Um screenpack de SNK vs. Capcom serve p/ o mugen parecer um autêntico SNK vs. Capcom, mudando apenas os chars e cenários, que fica a sua escolha.
Quem, lá pelos anos 90 nunca pensou numa luta entre Ryu x Scorpion? Com o mugen isso é possível, sem falar que tem milhares de chars p/ o mugen, mesmo não sendo personagens de luta, como Mario, Alex Kidd, Simpsons, etc... Além, claro, de todos os chars de séries de jogos de luta como King of Fighters, Street Fighter, Samurai Shodown, Darkstalkers, Nightwarriors, e por aí vai...
É possível jogar 1 contra 1, 2 contra 1 ou até 2 contra 2 ao mesmo tempo (2 ou 3 controlados pelo cpu). Sem falar que é compatível com o controle de PlayStation p/ pc.
A quantidade de chars p/ colocar na tela de seleção é ilimitada, pode pôr 10 chars ou 1000 chars!!! O meu tá com mais de 700 chars na tela de seleção. Inevitavelmente, os "quadradinhos" de cada char ficam minúsculos.
Quem, lá pelos anos 90 nunca pensou numa luta entre Ryu x Scorpion? Com o mugen isso é possível, sem falar que tem milhares de chars p/ o mugen, mesmo não sendo personagens de luta, como Mario, Alex Kidd, Simpsons, etc... Além, claro, de todos os chars de séries de jogos de luta como King of Fighters, Street Fighter, Samurai Shodown, Darkstalkers, Nightwarriors, e por aí vai...
A quantidade de chars p/ colocar na tela de seleção é ilimitada, pode pôr 10 chars ou 1000 chars!!! O meu tá com mais de 700 chars na tela de seleção. Inevitavelmente, os "quadradinhos" de cada char ficam minúsculos.
Dos Mugen
Versão antiga do mugen que atualmente não é mais utilizada,
foi feita para funcionar com o DOS.
Mugen 04.14.2001
Mugen 04.01.2001
Mugen 07.31.2000
Mugen 06.27.2000
Mugen 01.01.2000
Linux Mugen
Versão antiga, construída para funcionar no sistema operacional do Linux.
Mugen 14.11.2001
Mugen 11.01.2001
Windows Mugen
Esta é a versão que todos usam atualmente, funciona com o Windows XP e outros.
Windows Mugen Plus
No limite Windows Mugen
Hi-Res Windows Mugen
Versão hackeada do Win mugen que permite stages e chars em alta
resolução, esta versão requer que você tenha um screenpack em alta
definição.
Hi-res Mugen
Mugen 1.0
Versão mais recente do mugen com HD e várias resoluções.
Mugen 1.0
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Mugen 14.11.2001
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Windows Mugen
Esta é a versão que todos usam atualmente, funciona com o Windows XP e outros.
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No limite Windows Mugen
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Versão hackeada do Win mugen que permite stages e chars em alta
resolução, esta versão requer que você tenha um screenpack em alta
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- Adcionar chars:
- Para quem não sabe ainda, este arquivo encontra-se DENTRO da pasta DATA no seu MUGEN.
Agora vamos ao que interessa:
Abra o seu SELECT.DEF, vamos analisá-lo:
Ele é formado BASICAMENTE por 3 ítens:
[Characters] - Local onde vc adiciona os seus chars
[ExtraStages] - Local onde vc adiciona os seus stages
[Options]
- Local onde vc escolhe a ordem dos seus chars e a quantidade de
inimigos que quiser enfrentar no ARCADE MODE e TEAM MODE.
Vamos uma a uma:
*[Characters]
Essa
é mais complexa das 3, mas não quer dizer que seja difícil. É só sempre
lembrar que é nela que vc adiciona os chars, o stage em que vai
aparecer, o nível desse char, a música para o char e se o stage será
secreto ou não.
Vamos à prática.
Ex.:
Shermie/shermie.def, stages/rua.def, sound/thunder.mp3, order=3, includestage=1
Traduzindo:
PastaDoChar/ArquivoDefDoChar, Stages/NomeDoStage, Sound/NomeDaMp3 , NívelDoChar , InclusãoDoStageNoVersusMode
- PastaDoChar / ArquivoDefDoChar
Se
a pasta do char, tiver O MESMO NOME do aquivo DEF do char, basta
colocar Shermie (como no exemplo) para que o char funcione o mesmo
jeito, mas é opcional; (O char TEM que estar dentro da pasta CHARS)
- Adcionar Stages:
- - Stages / NomeDoStage
Aqui é só por o nome
Stages(pasta onde guarda todos os stages) e depois acrescentar o nome do
arquivo DEF do stage que está dentro da pasta Stages. O random é o
comando para fazer o char vir em um stage aleatório, mas não é
recomendável pois ao perder para chars que estejam com stage em random, o
game costuma fechar; (O stage TEM que estar dentro da pasta STAGES)
Comandos possíveis:
Stages/random ................. (escolha aleatória)
Stages/NomeDoStage.Def ................. (Nome do seu Cenário)
- Adicionar o Som:
- - Sound/NomeDaMp3
SOUND(pasta
das mp3) e o nome da mp3(com a extenção). A diferença de por aqui e por
no DEF do cenário é que aqui a música só toca para o char da linha
acrescentada e se for no stage toca para qualquer char. (A mp3 TEM que
estar dentro da pasta SOUND)
Re: O que é M.U.G.E.N?
Tópico bom para os Iniciantes, vai ajudar muita gente, só acrescentei algumas coisas
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