SpriTutorial by Chaindog
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SpriTutorial by Chaindog
Este tutorial foi aprovado pelo melhor spriter do mundo , o AbyssWolf.
Sente curiosidade de como se fazer seu própio sprite? Com esse tutorial entenderá melhor, mas lembre-se que tudo é questão de prática.
Graças a Chaindog, autor do tutorial, observa-se passo a passo todas as técnicas e conselhos para fazer seu própio sprite.
Para o tutorial, Chaindog escolheu o Heihachi, do famoso jogo de luta Tekken. Se você for fazer um personagem de jogo ou série, recomenda-se que pegue uma imagem desse personagem pra facilitar a faze-lo, e a pose do personagem é algo que você mesmo pode criar...
Assim podemos começar o tutorial...
Começaremos criando a paleta. Olhando imagens do personagem, você poderá ver mais ou menos quais cores vai precisar. Neste caso vamos usar um limite de 16 cores. Tenha em conta que nunca usaremos negro puro (#000000). Pois muitos engines e programas o entendem como cor transparente.
Se alguma cor escolhida não te agradar, você sempre pode muda-la com o tempo enquanto desenha o sprite.
Começaremos o desenho pelo contorno da cabeça. Ao lado esquerdo temos a tipica cabeça masculina e à direita a feminina. Praticamente a unica diferença são os olhos, mas dependendo do tipo do personagem precisa de mais mudanças.
Nesse caso uso essas cabeças como base pra todo personagem humano.
Quando decidir qual vai usar, começaremos a detalhar. Na maioria dos casos não tem muito oque fazer, mas nesse caso pro Heihachi a cabeça é complicada de fazer.
Depois de pintar a cabeça toda de cor da pele, edite o queixo de forma pontiaguda. Depois adicione volume sobrancelhas, nesse caso adicionei 2 pixel de pele escura pra deixar ele com cara de mau, oque bate muito bem com esse personagem.
Como a expressão não é tão importante nesses sprites pequenos, então devemos nos centralizar no cabelo, e nesse caso, no bigode também.
Como esse personagem é um velho, acentue o rosto com sobramcelhas maiores.
Agora teremos um rosto definido, podemos começar com o corpo. Faça um rapido esboço da pose de luta do Heihachi. O mais importante nessa parte é termos uma silhueta perfeita da pose.
Agora muitos devem estar querendo saber oque há com todas essas cores né? Usa-se as cores para se separar as partes do corpo, assim poderemos fazer animações mais facilmente! Se você usar uma cor pra tudo, fica difícil.
Mas como não vamos animá-lo agora, vamos pro próximo passo.
Esta parte é complicada, tem que manjar das proporcões. Por sorte, eu me sai muito bem. Adicione os detalhes como, bracelete, roupa, sapato....
Note a roupa adicionada nas pernas. Usei cores escuras pra dar uma melhor profundidade.
Voltando a cabeça, adicione linhas de pele escura pra dar profundidade ao cabelo ( adicionando pixels à borda)
Hora de sombrear. Pegue a cor intermediária entre a pele e o contorno (a mesma coisa no cabelo), e dê mais profundidade a pele/rosto e ao cabelo . Também adicione pixels mais claros no queixo, pra ressaltá-lo.
Agora é simples, só adicionar uma cor mais clara pra dar um efeito de luz!
Vejamos oque resta agora. Já dá pra reconhece-lo porem ainda há muito oque fazer.
Há duas coisas que se deve centrar nesse tipo de sprite, a cabeça e as mãos. Já terminamos a cabeça, agora vamos às mãos.
Essa é uma das partes mais complicadas. A mãos são muito detalhadas e pequenas, tive que refaze-las 3 vezes para acertar.
A quantidade de dedos não importa, é impossível mostrar os 5 dedos, as vezes só aperecem 3 e fica ótimo, o mais importante é que eles estejam separados, o que ajuda a ficar com uma boa aparência.
Sombrear as mãos pode ser algo muito complicado se não souber oque fazer. Para que pareça natural, tem que se saber bem onde adicionar luz, e onde sombrear.
Assim como no rosto, adicionamos mais cor da mais clara pra melhorar a luz e estamos prontos pra próxima etapa.
Agora vamos detalhar o corpo. O peito e os braços são muito simples, é só mudar as linhas com a cor do contorno e lhes dar forma.
Para fazer isso corretamente, não tem nada melhor que ter uma boa noção de anatomia humana. Pessoalmente aprendi isso olhando sprites de jogos, a maioria da Capcom. Na internet é fácil de achar qualquer sprite de qualquer jogo para dar uma baseada na hora de desenhar.
Como fizemos na cabeça e mãos, vamos sombrear o corpo. Como disse antes o bom é conhecer bem de anatomia, para se sombrear bem os músculos. Uma boa referência pra esse caso é o Sagat do Street Fighter.
Na próxima etapa vamos sombrear as roupas...
Está vendo como a calça está com a luz vinda de cima? Como o foco de luz vem de cima, não se coloca luz na parte de baixo da calça, pois ela deverá ficar escura.
Para as dobras da roupa precisa-se de muita aprendizagem, é algo que você terá de praticar e praticar, basicamente as dobras aparecem em áreas de tensão, é ali que se adiciona as dobras.
O de sempre, adicione luz na roupa, lembre-se de respeitar o foco da luz que vem de cima. Também ilumine os detalhes, como os pés, o bracelete e etc...
Agora vamos aos últimos detalhes
Como se pode ver nas imagens dos jogos, Heihachi tem uns detalhes nas calças, aqui adicionamos isso
Você deverá decidir quais detalhes colocar. O motivo pelo qual escolhi adicionar detalhe nas calças e ignorar a cicatriz do peito é simples. As calças estavam muito simples enquanto o peito já estava bem detalhado....
Pronto! Já temos uma sprite única do velho louco Heihachi. A razão que coloquei o fundo negro é simples, para destacar a paleta, a qual caiu muito bem.
Sente curiosidade de como se fazer seu própio sprite? Com esse tutorial entenderá melhor, mas lembre-se que tudo é questão de prática.
Graças a Chaindog, autor do tutorial, observa-se passo a passo todas as técnicas e conselhos para fazer seu própio sprite.
Para o tutorial, Chaindog escolheu o Heihachi, do famoso jogo de luta Tekken. Se você for fazer um personagem de jogo ou série, recomenda-se que pegue uma imagem desse personagem pra facilitar a faze-lo, e a pose do personagem é algo que você mesmo pode criar...
Assim podemos começar o tutorial...
Começaremos criando a paleta. Olhando imagens do personagem, você poderá ver mais ou menos quais cores vai precisar. Neste caso vamos usar um limite de 16 cores. Tenha em conta que nunca usaremos negro puro (#000000). Pois muitos engines e programas o entendem como cor transparente.
Se alguma cor escolhida não te agradar, você sempre pode muda-la com o tempo enquanto desenha o sprite.
Começaremos o desenho pelo contorno da cabeça. Ao lado esquerdo temos a tipica cabeça masculina e à direita a feminina. Praticamente a unica diferença são os olhos, mas dependendo do tipo do personagem precisa de mais mudanças.
Nesse caso uso essas cabeças como base pra todo personagem humano.
Quando decidir qual vai usar, começaremos a detalhar. Na maioria dos casos não tem muito oque fazer, mas nesse caso pro Heihachi a cabeça é complicada de fazer.
Depois de pintar a cabeça toda de cor da pele, edite o queixo de forma pontiaguda. Depois adicione volume sobrancelhas, nesse caso adicionei 2 pixel de pele escura pra deixar ele com cara de mau, oque bate muito bem com esse personagem.
Como a expressão não é tão importante nesses sprites pequenos, então devemos nos centralizar no cabelo, e nesse caso, no bigode também.
Como esse personagem é um velho, acentue o rosto com sobramcelhas maiores.
Agora teremos um rosto definido, podemos começar com o corpo. Faça um rapido esboço da pose de luta do Heihachi. O mais importante nessa parte é termos uma silhueta perfeita da pose.
Agora muitos devem estar querendo saber oque há com todas essas cores né? Usa-se as cores para se separar as partes do corpo, assim poderemos fazer animações mais facilmente! Se você usar uma cor pra tudo, fica difícil.
Mas como não vamos animá-lo agora, vamos pro próximo passo.
Esta parte é complicada, tem que manjar das proporcões. Por sorte, eu me sai muito bem. Adicione os detalhes como, bracelete, roupa, sapato....
Note a roupa adicionada nas pernas. Usei cores escuras pra dar uma melhor profundidade.
Voltando a cabeça, adicione linhas de pele escura pra dar profundidade ao cabelo ( adicionando pixels à borda)
Hora de sombrear. Pegue a cor intermediária entre a pele e o contorno (a mesma coisa no cabelo), e dê mais profundidade a pele/rosto e ao cabelo . Também adicione pixels mais claros no queixo, pra ressaltá-lo.
Agora é simples, só adicionar uma cor mais clara pra dar um efeito de luz!
Vejamos oque resta agora. Já dá pra reconhece-lo porem ainda há muito oque fazer.
Há duas coisas que se deve centrar nesse tipo de sprite, a cabeça e as mãos. Já terminamos a cabeça, agora vamos às mãos.
Essa é uma das partes mais complicadas. A mãos são muito detalhadas e pequenas, tive que refaze-las 3 vezes para acertar.
A quantidade de dedos não importa, é impossível mostrar os 5 dedos, as vezes só aperecem 3 e fica ótimo, o mais importante é que eles estejam separados, o que ajuda a ficar com uma boa aparência.
Sombrear as mãos pode ser algo muito complicado se não souber oque fazer. Para que pareça natural, tem que se saber bem onde adicionar luz, e onde sombrear.
Assim como no rosto, adicionamos mais cor da mais clara pra melhorar a luz e estamos prontos pra próxima etapa.
Agora vamos detalhar o corpo. O peito e os braços são muito simples, é só mudar as linhas com a cor do contorno e lhes dar forma.
Para fazer isso corretamente, não tem nada melhor que ter uma boa noção de anatomia humana. Pessoalmente aprendi isso olhando sprites de jogos, a maioria da Capcom. Na internet é fácil de achar qualquer sprite de qualquer jogo para dar uma baseada na hora de desenhar.
Como fizemos na cabeça e mãos, vamos sombrear o corpo. Como disse antes o bom é conhecer bem de anatomia, para se sombrear bem os músculos. Uma boa referência pra esse caso é o Sagat do Street Fighter.
Na próxima etapa vamos sombrear as roupas...
Está vendo como a calça está com a luz vinda de cima? Como o foco de luz vem de cima, não se coloca luz na parte de baixo da calça, pois ela deverá ficar escura.
Para as dobras da roupa precisa-se de muita aprendizagem, é algo que você terá de praticar e praticar, basicamente as dobras aparecem em áreas de tensão, é ali que se adiciona as dobras.
O de sempre, adicione luz na roupa, lembre-se de respeitar o foco da luz que vem de cima. Também ilumine os detalhes, como os pés, o bracelete e etc...
Agora vamos aos últimos detalhes
Como se pode ver nas imagens dos jogos, Heihachi tem uns detalhes nas calças, aqui adicionamos isso
Você deverá decidir quais detalhes colocar. O motivo pelo qual escolhi adicionar detalhe nas calças e ignorar a cicatriz do peito é simples. As calças estavam muito simples enquanto o peito já estava bem detalhado....
Pronto! Já temos uma sprite única do velho louco Heihachi. A razão que coloquei o fundo negro é simples, para destacar a paleta, a qual caiu muito bem.
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