Mugen Full
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SpriTutorial by Chaindog

Ir para baixo

SpriTutorial  by Chaindog Empty SpriTutorial by Chaindog

Mensagem por RamzaNeko Sáb 24 maio 2014, 10:28 am

Este tutorial foi aprovado pelo melhor spriter do mundo , o AbyssWolf.

SpriTutorial  by Chaindog Heisprite
Sente curiosidade de como se fazer seu própio sprite? Com esse tutorial entenderá melhor, mas lembre-se que tudo é questão de prática.
Graças a Chaindog, autor do tutorial, observa-se passo a passo todas as técnicas e conselhos para fazer seu própio sprite.
Para o tutorial, Chaindog escolheu o Heihachi, do famoso jogo de luta Tekken. Se você for fazer um personagem de jogo ou série, recomenda-se que pegue uma imagem desse personagem pra facilitar a faze-lo, e a pose do personagem é algo que você mesmo pode criar...

Assim podemos começar o tutorial...

SpriTutorial  by Chaindog PaletteComeçaremos criando a paleta. Olhando imagens do personagem, você poderá ver mais ou menos quais cores vai precisar. Neste caso vamos usar um limite de 16 cores. Tenha em conta que nunca usaremos negro puro (#000000). Pois muitos engines e programas o entendem como cor transparente.

Se alguma cor escolhida não te agradar, você sempre pode muda-la com o tempo enquanto desenha o sprite.

SpriTutorial  by Chaindog DefaultheadsComeçaremos o desenho pelo contorno da cabeça. Ao lado esquerdo  temos a tipica cabeça masculina e à direita a feminina. Praticamente a unica diferença são os olhos, mas dependendo do tipo do personagem precisa de mais mudanças.

Nesse caso uso essas cabeças como base pra todo personagem humano.

SpriTutorial  by Chaindog Step1Quando decidir qual vai usar, começaremos a detalhar. Na maioria dos casos não tem muito oque fazer, mas nesse caso pro Heihachi a cabeça é complicada de fazer.

Depois de pintar a cabeça toda de cor da pele, edite o queixo de forma pontiaguda. Depois adicione volume sobrancelhas, nesse caso adicionei 2 pixel de pele escura pra deixar ele com cara de mau, oque bate muito bem com esse personagem.

SpriTutorial  by Chaindog Step2 Como a expressão não é tão importante nesses sprites pequenos, então devemos nos centralizar no cabelo, e nesse caso, no bigode também.
Como esse personagem é um velho, acentue o rosto com sobramcelhas maiores.

SpriTutorial  by Chaindog Step3Agora teremos um rosto definido, podemos começar com o corpo. Faça um rapido esboço da pose de luta do Heihachi. O mais importante nessa parte é termos uma silhueta perfeita da pose.

Agora muitos devem estar querendo saber oque há com todas essas cores né? Usa-se as cores para se separar as partes do corpo, assim poderemos fazer animações mais facilmente! Se você usar uma cor pra tudo, fica difícil.

Mas como não vamos animá-lo agora, vamos pro próximo passo.

SpriTutorial  by Chaindog Step4Esta parte é complicada, tem que manjar das proporcões. Por sorte, eu me sai muito bem. Adicione os detalhes como, bracelete, roupa, sapato....

Note a roupa adicionada nas pernas. Usei cores escuras pra dar uma melhor profundidade.

SpriTutorial  by Chaindog Step5 Voltando a cabeça, adicione linhas de pele escura pra dar profundidade ao cabelo ( adicionando pixels à borda)

SpriTutorial  by Chaindog Step6 Hora de sombrear. Pegue a cor intermediária entre a pele e o contorno (a mesma coisa no cabelo), e dê mais profundidade a pele/rosto e ao cabelo . Também adicione pixels mais claros no queixo, pra ressaltá-lo.

SpriTutorial  by Chaindog Step7 Agora é simples, só adicionar uma cor mais clara pra dar um efeito de luz!

SpriTutorial  by Chaindog Step8 Vejamos oque resta agora. Já dá pra reconhece-lo porem ainda há muito oque fazer.

Há duas coisas que se deve centrar nesse tipo de sprite, a cabeça e as mãos. Já terminamos a cabeça, agora vamos às mãos.

SpriTutorial  by Chaindog Step9 Essa é uma das partes mais complicadas. A mãos são muito detalhadas e pequenas, tive que refaze-las 3 vezes para acertar.

A quantidade de dedos não importa, é impossível mostrar os 5 dedos, as vezes só aperecem 3 e fica ótimo, o mais importante é que eles estejam separados, o que ajuda a ficar com uma boa aparência.

SpriTutorial  by Chaindog Step11 Sombrear as mãos pode ser algo muito complicado se não souber oque fazer. Para que pareça natural, tem que se saber bem onde adicionar luz, e onde sombrear.

Assim como no rosto, adicionamos mais cor da mais clara pra melhorar a luz e estamos prontos pra próxima etapa.

SpriTutorial  by Chaindog Step13 Agora vamos detalhar o corpo. O peito e os braços são muito simples, é só mudar as linhas com a cor do contorno e lhes dar forma.

Para fazer isso corretamente, não tem nada melhor que ter uma boa noção de anatomia humana. Pessoalmente aprendi isso olhando sprites de jogos, a maioria da Capcom. Na internet é fácil de achar qualquer sprite de qualquer jogo para dar uma baseada na hora de desenhar.

SpriTutorial  by Chaindog Step15 Como fizemos na cabeça e mãos, vamos sombrear o corpo. Como disse antes o bom é conhecer bem de anatomia, para se sombrear bem os músculos. Uma boa referência pra esse caso é o Sagat do Street Fighter.

Na próxima etapa vamos sombrear as roupas...

SpriTutorial  by Chaindog Step16 Está vendo como a calça está com a luz vinda de cima? Como o foco de luz vem de cima, não se coloca luz na parte de baixo da calça, pois ela deverá ficar escura.

Para as dobras da roupa precisa-se de muita aprendizagem, é algo que você terá de praticar e praticar, basicamente as dobras aparecem em áreas de tensão, é ali que se adiciona as dobras.

SpriTutorial  by Chaindog Step17 O de sempre, adicione luz na roupa, lembre-se de respeitar o foco da luz que vem de cima. Também ilumine os detalhes, como os pés, o bracelete e etc...

Agora vamos aos últimos detalhes

SpriTutorial  by Chaindog Step18 Como se pode ver nas imagens dos jogos, Heihachi tem uns detalhes nas calças, aqui adicionamos isso

Você deverá decidir quais detalhes colocar. O motivo pelo qual escolhi adicionar detalhe nas calças e ignorar a cicatriz do peito é simples. As calças estavam muito simples enquanto o peito já estava bem detalhado....

SpriTutorial  by Chaindog Step19 Pronto! Já temos uma sprite única do velho louco Heihachi. A razão que coloquei o fundo negro é simples, para destacar a paleta, a qual caiu muito bem.
RamzaNeko
RamzaNeko

SpriTutorial  by Chaindog Membro12

Mensagens : 6
Reputação : 0

Interesse Mugen Megaman X

Desde : 22/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos